Regresso à Serra do Caldeirão

8/8/2013

Já tinha saudades do Caldeirão.

Das subidas íngremes e descidas vertiginosas, em caminhos de terra batida. São desafiantes de pick-up, exaustivas quando feitas a pé. De ver relevo, altos e baixos, vistas longínquas e neblina no topo pela manhã cedo. Ter a possibilidade de sair do alcatrão e subir às cumeadas e ver paisagens bem diferentes. Dos seus medronheiros e da sua aguardente de medronho, a melhor de Portugal, a par com a Monchique! Dos sobreiros, mais ou menos descascados da sua cortiça. Das encostas cheias de matos, polvilhadas de árvores aqui e ali. Em alguns sítios ainda pretas, prova de um local ainda a recuperar de fortes incêndios. Das suas galerias ripícolas ainda saudáveis, sobretudo mais a Oeste, com freixos e choupos altos e silvados densos.

De falar com as gentes da Cortelha. De passar pelas suas aldeias e povoações, dispersas pelos montes. As sedes de freguesia mostram que ainda têm muito para oferecer a quem lá passa: arranjam ruas, recuperam as casas, restauram as fachadas principais, organizam festas e festivais para manter e trazer gente. Já algumas povoações não passam de meia dúzia de casas e uns palheiros, sem sequer um café ou uma tasca. Acho incrível como estes lugares sobreviveram e sobrevivem nos dias de hoje. Mas são estes sítios que ainda mantêm a vida na Serra. Com casas meias desfeitas, outras arranjadas. Contando umas e outras, tem-se a noção do que outrora foram e ao que hoje estão reduzidas. Estarão condenados a desaparecer, quando os últimos velhos morrerem. É uma Serra dura, como todas as Serras.

Anúncios
Imagem | Esta entrada foi publicada em Escrita, Fotografia, Natureza, Portugal com as etiquetas , , , , , , , , , . ligação permanente.

And what is your opinion?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s