Longo-curso.

14 Outubro, 14:30

O Air-Bus A380-800. O maior avião de passageiros do Mundo! E em breve vou entrar nele, na minha primeira viagem de longo curso de sempre! (Se 26 horas para a Austrália não é um voo de longo curso, não sei o que será!) Só o facto de estar no aeroporto, no cais de embarque antes da partida, é uma experiência por si só: a escala é toda outra, em grande. São quase 500 pessoas para embarcar e o hall de espera tem 2 a 3 vezes o tamanho normal; só hospedeiras/os de bordo, contei pelo menos vinte e quatro; os alimentos de bordo são carregados por contentor: um para a primeira classe, outro para a económica; e são pelo menos catorze carruagens em fila cheios de bagagens para carregar. O avião tem a altura de dois camiões, quatro rotores nas asas, e o seu estatuto faz com que a maioria dos passageiros pare para tirar uma foto com o rei dos aviões em fundo. Aliás, fazemos fila para isso, como em frente é Torre Eiffel ou á Sagrada Família! Só isto, para mim, é suficiente para lhe dar o estatuto de monumento voador.

Os preparativos massivos antes do voo.

Os preparativos massivos antes do voo.

O briefing final.

O briefing final.

Não é assim tão grande. Ok, é.

Não é assim tão grande. Ok, é.

14 Outubro 17:00

Quero esta colecção de filmes e música em casa! Centenas de filmes, centenas de álbuns de música, dezenas de séries e filmes de animação, e até alguns jogos básicos. São filmes de Hollywood, Bollywood, cantoneses, coreanos, europeus, tanto acabadinho de sair, como clássicos do cinema. E uma biblioteca de música infindável, com discografias inteiras de algumas bandas. E tudo para escolha pessoal, já que cada banco tem um ecrã táctil individual em frente! Para viajantes habituais de longo curso, isto pode parecer uma parolice da minha parte, mas não deixo de ficar impressionado quando um simples banco de avião tem um sistema de entretenimento maior que na maioria das casas que conheço! O catálogo é de tal modo vasto, que passei a última hora a saltar de catálogo para catálogo, título para título, a tentar decidir o que ver primeiro!

Holy shit!! Eu quero isto em casa!

Eu quero isto em casa!

15 Outubro, 4:00

Quatro da manhã (hora local no Dubai, de onde acabámos de sair) e estou a tomar um pequeno-almoço de dumplings chineses com noodles! É o que dá em escolher o menu oriental vegetariano às cegas, e sem saber que ele é aplicado para as refeições…todas. O resto do avião come os seus delicados e europeus croissants e ovos mexidos, e eu, com dois bolos de massa recheados e molho de soja á frente! Bom apetite.

Horas mais tarde, para jantar, tenho uma “pequena” porção – de fazer inveja aos meus gulosos colegas de trabalho – de noodles fritos e vegetais salteados, enquanto o menu normal serve um ligeiro filete de peixe com molho de limão… Uma coisa é certa, não se passa fome nos voos da Emirates, e para ser dos primeiros a ser servido, é pedir uma refeição especial. Quanto aos noodles, eu estava sem fome, mas raios, estavam deliciosos ao ponto de não sobrar nada!

15 Outubro, 14:00

Eu não acredito que eles nos fizeram sair do avião durante uma paragem, em que depois vamos seguir no mesmo avião… Mas fizeram. E agora estamos aqui, espalhados no chão, em frente a uma das muitas portas de embarque no aeroporto de Singapura, com todas as nossas coisas, á espera de voltar a entrar para o mesmo avião, para os mesmos lugares… Bem, vamos lá deitar-me ao comprido, tentar esticar os músculos atrofiados da viagem. Porque os assentos espaçosos do A380-800 só duraram até ao Dubai…

Adeus Aeroporto de Singapura! Brisbane, estamos quase!

Adeus Aeroporto de Singapura! Brisbane, estamos quase!

16 Outubro, 00:40

We’re finally here, mates!!! Após 22 horas sentado, ter atravessado quase metade dos fusos horários do mundo, e ser servido refeições orientais a horas que o meu corpo não sabia reconhecer, chegámos!

We´re here!!

We’re here!!

(PS: 18 Outubro, dois dias depois: Meu Deus, ainda agora, só de pensar nas últimas horas de voo tenho flashbacks de enjoo e saturação! Eu não quero fazer o voo de volta! Acabei de ganhar outro respeito por quem faz isto regularmente…)

Nota | Esta entrada foi publicada em Escrita, Viagens com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Longo-curso.

  1. Pingback: Provando a Austrália… | Letras e Lugares

And what is your opinion?

